quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O apagar de pequenas vidas.

Uns dizem que a cada dia passado esgotamos uma pequena vida...fazendo uma projeção aos 60 anos teremos esgotado 21900 pequenas vidas.Pq 60 anos??Uma idade onde é maior a ocorrênica do Alzheimer...é hj escreverei baseado na pouca vivência que tenho com um portador da doença. É uma doença brutal,não só para aqueles que a sofrem mas tb para aqueles que estão próximos de seus portadores.Não entrarei no mérito científico apenas farei um pouco de reflexão sobre...É impressionante ver como nós somos frágeis diante de uma doença que com o passar do tempo vai desligando suas memórias como se fosse uma criança brincando com uma caixa de fusíveis...pq fundamentalmente nós somos "máquinas programadas" de acordo com nossa capacidade de sermos "macacos de imitação". Pq digo isso?Ao nascermos aprendemos a andar,falar e reproduzirmos ações diversas baseando-nos nas observações das ações de pessoas que nos cercam. O primeiro sintoma é o esquecimento de coisas triviais que acontecem em seu dia a dia, nome de pessoas que estão próximas,fisionomias e por aí vai...mas o mais bizarro e interessante é que segundo relatos e vivência,o que as pessoas mais anseiam esquecer é do que elas mais lembram.Mas conviver com alguem com Alzheimer é uma arte, pq temos que ser muito preparado mentalmente pq é uma experiencia devastadora ver a regressão quase que total dessa pessoa...ao mesmo tempo ouvir insultos aparentemente sem sentido,mas que magoam muito por terem uma característica muito pessoal e após escutá-los sorrir.
Bom não vou me prolongar muito não,mas volta e meia me vejo querendo apagar as coisas ruins e as coisas que um dia foram boas mas que por algum motivo se tornaram ruins...mas ao pensar no "velhinho Alemão" penso que não gostaria de esquecer nada...mas aí penso...pq não um Alzheimer seletivo,me chamem de idiota por pensar essas coisas...realmente é muita futilidade achar que esquecer é a melhor solução...pq há coisas que se infiltram nos reconditos da mente e de lá não saem,mesmo que tenham entrado contra sua vontade...portanto,vejo que o melhor a fazer com essas memórias é aprender com elas...
O que eu quero dizer apenas,é que o apagar de pequenas vidas é extremamente cruel para todos.

Um comentário:

Oráculo disse...

Sei bem como é... É triste demais ver alguém da sua família se lembrar de quem você é, e o que você significa pra essa pessoa ser esquecido junto.
Mas, assim como nas memórias que se desejaria serem apagadas, deve-se levantar a cabeça e seguir em frente, porque o tempo não para, como dizia a bicha aidética.